sábado, 26 de maio de 2012

Caponata de berinjela


Oi pessoal, gosto muito de receber amigos para o jantar. Faz tempo que procuro esta receitinha que, servida com torradas ou pão sírio, é ótima como uma entradinha. Ah, é deliciosa com uma cervejinha também....rsrsrs O problema é que achei muiiiiiitos tipos desta receita. Umas com isto, outras com aquilo e, depois de ficar até tonta, peguei uma dica de cada uma, coloquei na assadeira e fiz. Já está uma delicinha, mas acredito que ficará ainda melhor após "curtir" uns 2 dias... será que dá tempo??? ;-)

Ingredientes:
2 berinjelas grandes
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
1 cebola
Uvas passas
Folhas de louro
Azeitonas verdes
1/2 xícara (chá) de vinagre
1 colher (sopa) de açúcar
Azeite (+/- 1 xícara - chá)

Corte as berinjelas, a cebola e os pimentões em cubinhos pequenos. Quando cortar os cubinhos, terá impressão que é muita coisa, que é loucura fazer tudo aquilo, mas reduz pra 1/3, depois de assada. Em uma assadeira, coloque um pouco de azeite no fundo, os cubinhos misturados e tempere com sal, pimenta do reino e mais azeite. Misture bem. Coloque algumas folhas de louro por cima. 

Regue com um pouco de azeite. Leve ao forno médio-alto por 30 minutos. Misture o vinagre com o açúcar, jogue por cima dos cubinhos, mexa e volte ao forno por mais 1 hora. Retire do forno e mexa bem a cada 20 minutos, para que fique bem assada por igual. Fiz na casa da minha mãe e lá o forno é sistema "lentium", levou quase duas horas para ficar boa.

Retire do forno e coloque uvas passas, azeitonas verdes e mais um pouco de azeite. Misture bem e coloque em um recipiente com tampa. 

Já provei e aprovei!!!



3 comentários:

  1. Dani, essa receita é uma delíiiiiiiiiiiiiiicia!!! As fotos deixaram uma tsunami na boca! rsrsrs. Para forno "lentium" uma alternativa é levar a berinjela, já cortada em cubinhos(em refratária tampada), ao microondas por 3 minutos. Depois é só misturar todos os outros ingrediantes e terminar no forno "lentium"...rsrsrs. O Gu ammmmmaaaaaaaaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  2. Só essa foto está muito feia mas a receita é uma delícia.....

    ResponderExcluir
  3. Já fiz várias vezes esta receita que além de deliciosa é saudável. Dica: utilize pouco vinagre misturado com 1 colher de chá de açúcar para ir ao forno e quando estiver fria coloque bastante limão e só então coloque o azeite. Se estiver de dieta pode colocar pouco azeite que fica gostosa do mesmo jeito. Salpico também bastante orégano, coloco alho e as vezes amendoim para ir ao forno. Fica tudo de bom.

    ResponderExcluir