domingo, 10 de junho de 2012

Bolo Prestígio



Este bolo fiz para comemorar meus 32 aninhos...rsrsrs Peguei a receita do pão de ló da Cynthia Goetz e o recheio de prestígio da Lou Marie (comunidade Receitas). Tenho aprendido muito nesta comunidade do orkut e no final da receita deixo o link pra vocês. ;)

Ingredientes da massa:
6 ovos
2 xícaras(chá) de açúcar
3 xícaras(chá) de farinha de trigo com fermento ou (1 colher sopa de fermento em pó)
1 xícara(chá) de chocolate em pó
200 ml de água
100 ml de óleo

Bata as claras em neve firme e, sem parar de bater, coloque as gemas uma a uma e acrescente o açúcar. Segundo a autora da receita, o segredo está em bater muito bem esta primeira mistura, até aumentar de volume e ficar bem fofa, pois assim não corre-se o risco do bolo baixar depois de pronto. Ferva juntos a água e o óleo e despeje sobre a mistura acima, ainda ferventes, misture e desligue a batedeira. Coloque em uma vasilha grande e vá acrescentando a farinha e o chocolate em pó aos poucos, mexendo com um fouet. Coloque o fermento por último.

Unte a forma com margarina e farinha. Agora um truque bem legal: coloque papel toalha no fundo da assadeira e depois despeje a massa. Quando for tirar o bolo, ele sai facilmente. Asse em forno médio por +/- 45 minutos.


Ingredientes do recheio:
2 latas de leite condensado
2 e 1/2 medidas (da lata) de leite
1 vidro de leite de coco (200ml)
3 e 1/2 colheres (sopa) de amido de milho
150g de coco seco ralado

Misture bem o leite condensado, o leite e o leite de coco. Reserve 100 ml desta mistura para molhar o bolo depois. No restante, junte o amido de milho, o coco ralado e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar e ficar  um creme. Deixe esfriar.

Montagem:
Forre a forma que você usou para assar o bolo com um plástico. Divida a massa em 3 partes.  Coloque a primeira parte na forma, regue com o líquido separado do recheio e  cubra com metade do recheio. Coloque outra parte do bolo e repita o processo. Cubra com a última parte do bolo. Cubra a assadeira com papel filme e leve a geladeira. O ideal é deixar de um dia para o outro.





Ingredientes da cobertura:
350g de chocolate ao leite
1 lata de creme de leite

Derreta o chocolate em banho-maria. Coloque o creme de leite e misture bem.
Vire o bolo sobre o prato onde irá servi-lo. Cubra-o com a mistura acima e decore como preferir. Eu usei chocolate granulado e coco ralado.


Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário